Ventos de Mudança

Ventos de Mudança

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Módulo 6: Têxteis (1ªaula)

   Na primeira aula deste módulo passámos por vários temas até termos uma ideia do que eram os têxteis, já que cada vez mais existe uma “mistura”entre estes, ourivesaria e cerâmica.

   Em primeiro lugar, falámos um pouco do curso em si e da planificação das aulas. Esta não irá ocorrer conforme o escrito devido ao pouco tempo existente.

   Na primeira aula recebemos um pouco da cultura têxtil, algo indispensável para começar a trabalhar neste sentido.

   Numa segunda aula seria a visita de estudo.

   A terceira aula seria uma aula de descoberta já que era lá que descobria-mos os materiais, as técnicas a utilizar e os equipamentos necessários. Disto faria parte a manipulação e selecção de materiais convencionais e não convencionais, a reutilização de materiais e apropriação de objectos encontrados (ready made) sendo este um estilo característico e caracterizado pelo artista Marcel Duchamp. Víamos também as técnicas e equipamentos, os processos e técnicas, como a tecelagem, a estampagem e técnicas mistas. Para além disto teríamos também uma ideia das acções a realizar, as quais mais para a frente especificarei melhor.

   Na quarta aula experimentaríamos as qualidades formais, plásticas e expressivas dos materiais e das técnicas.

   A quinta aula seria uma experimentação e identificação das técnicas e dos materiais.

   Após esta planificação tivemos uma explicação mais pormenorizada das acções a realizar sobre os materiais, como: Aplicar, sobrepor, revestir (utilizar certos materiais para revestir outros dando-lhe uma diferente aparência. Pode revestir-se desde arvores a montes, catedrais e monumentos. Ex: catedral de colónia por Christo e a sua mulher Jeanne Calude. Esta acção esta também ligada à arte efémera, aquela que dura pouco tempo, que se faz apenas por prazer.), franzir, pontear (ponto constituído por pequenos alinhavos para marcar um sitio), pespontar, stick (ponto cirúrgico que une dois pólos.), bordar e rasgar. Aprendemos também o que significa a arte povera. Significa arte pobre sendo assim designada devido ao tipo de materiais não convencionais utilizados como: terra, madeira, trapos, etc. Isto tinha o intuito de remover barreiras entre a arte e o dia-a-dia das pessoas. Neste tipo de arte são utilizadas várias técnicas como colar, engomar, tingir, reservar e rasgar.

   Enquanto falávamos do básico, acabamos por ficar com o nome de vários artistas ligados a área como Louise Bourgeois, Rosemery Trockel, Frederica B. Duarte, Joana Vasconcelos, Maria Lai, Ana Vieira e Michael Buthe.

Sem comentários:

Enviar um comentário