Ventos de Mudança

Ventos de Mudança

domingo, 22 de maio de 2011

Design de Produto - 1ª aula

      Nesta primeira aula, percebemos um pouco o que era isto do design de produto.
Os professores deram-nos uma ideia do design de produto e explicaram-nos logo como fazer o cubo e o método Europeu. Explicaram-nos também como deveria ser feita a esquadria e que a folha que seria ocupada pelo cubo deveria ter uma legenda feita a computador.

A origem da palavra design provinha de “disegno” (palavra Italiana) ou “desígnio” (intenção).
Apareceu na época da revolução industrial (séc. XIX), altura em que o homem descobriu imensas coisas. A partir daí tal como era feito na pintura, escultura, etc., houve sempre uma relação entre a natureza e o homem também aqui.




    Tal como em ourivesaria, os professores explicaram a diferença entre obra de arte, produção artesanal e produção industrial sendo que a obra de arte tem um carácter único, a produção artesanal tem uma pequena produção predominantemente manual e a produção industrial ou produção em série é maquinada produzindo muitos exemplares idênticos.

Normalmente, o design de produto aplica-se para o mobiliário, equipamento urbano, etc. Para este efeito, já que os objectos criados devem ser úteis e, no caso de alguns deles, estarem adaptados ao corpo humano, existem duas áreas de conhecimento importantes para o design que são a ergonomia e a antropometria.
A ergonomia vem de “ergor” (trabalho) e “nomos” (regras ou leis naturais), o que permite a concepção de utensílios úteis e agradáveis.
A antropometria vem de “antrhropos” (homem) e “metron” (medida) e é o conjunto de técnicas utilizadas para medir o corpo humano e suas partes.

Esta primeira aula continuou e vimos o que era a metodologia projectual e tal como o professor disse: “ É a organização de um conjunto de acções que orientam o processo criativo na orientação de um projecto e apoia-se em dois níveis diferentes: a atitude criativa e emotiva e a atitude lógica e racional.” “O design é planeado, não nasce espontaneamente como uma produção artística”.
As principais fases são:
Ø  Estruturação do problema (definição do problema, recolha de dados, definição dos limites).
Ø  Projecto e experimentação (criatividade, modelos, verificação).

Assim, existem vários designers importantes como De Pas...
Nivico...


Dentro do design, existe uma outra área: o design ecológico no qual se faz uma reciclagem e reutilização de produtos.

Frank O. Gehry...


Sem comentários:

Enviar um comentário