Ventos de Mudança

Ventos de Mudança

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Pesquisa-cinema

   A palavra cinema vem do grego "kinema", ou seja, movimento. Esta é a arte que, através da projecção de forma rápida e sucessiva de imagens individuais, fotogramas, temos a ilusão de movimento. A cintilação entre estes fotogramas não é percebida devido à persistencia da visão, na qual o olho humano retém uma imagem durante uma fracção de segundo após a fonte ter sido removida.
   O cinema é considerado como a sétima arte após a publicação do "manifesto da sete artes" pelo teórico Ricciotto Canudo. Dentro desta arte existem duas grandes correntes:
  • cinema de ficção
  • cinema documental   
   A origem do nome "cinema" vem de cinematógrafo, primeiro equipamento utilizado para o registo e exibição de filmes, inventado pelos irmãos Lumiérè.


   Foi com estes dois homens que o cinema apareceu. A primeira exibição foi a 28 de Dezembro de 1895 num café ao qual se dá o nome de Grand Café, em Paris. Nesta primeira sessão encontrava-se um mágico, Georges Méliès, que posteriormente foi muito importante na historia do cinema, sendo o primeiro grande produtor de filmes de ficção. Foi também ele que descobriu vários truques que resultaram nos primeiros efeitos especiais.

Georges Méliès

 
   Hoje em dia, a indústria cinematográfica tornou-se muito importante em países como a Indía e a América.



Sem comentários:

Enviar um comentário